Quem trabalha na internet já deve ter se deparado com essa sigla: UX. Mas, o que ela realmente significa?
Bem, UX é a abreviação de User Experience, ou “Experiência do Usuário”, sendo um conceito muito destacado no meio digital, por valorizar a percepção, a vivência e como os internautas consomem algo online.
Ou seja, o UX vai além de pensar a funcionalidade de um relógio de ponto digital com comprovante, por exemplo. Mas ele também engloba o design do programa e como o usuário terá uma boa experiência ao usá-lo.
Até aqui, ficou claro o conceito dessa experiência? Se ainda não entendeu, vem com a gente conhecer mais sobre esse conceito e como aplicá-lo no seu negócio!
Afinal, o que é o UX?
O termo User Experience foi usado pela primeira vez por Don Norman, em meados dos anos 1990, quando ele trabalhava na Apple. Na mesma época, Jakob Nielsen escreveu as “10 heurísticas de usabilidade”, um tratado que é usado até os dias atuais.
O que ambos tinham em comum é a consideração sobre a qualidade de experiência do usuário ao usar um determinado produto, ler algo na internet ou simplesmente navegar em um site.
Sendo assim, o UX nada mais é que o sentimento compartilhado pelo usuário ao utilizar um determinado produto, sistema ou serviço, equilibrando aspectos práticos que são significativos para a interação.
Por exemplo, vamos supor que você acabou de comprar um sistema de segurança com antenas antifurto. Ao começar a programar e instalar os equipamentos, bem como o software, você se sentiu muito à vontade, pois o processo era bastante intuitivo.
Neste caso, percebe-se que todo o sistema de segurança foi pensado para proporcionar não só a proteção, mas também uma boa experiência durante a instalação, tendo um funcionamento intuitivo e simplificado.
Ou seja, a equipe responsável pela fabricação do sistema se preocupou com a experiência do usuário, indo além da mera funcionalidade de segurança.
É comum que as pessoas associem o UX com algo bom. No entanto, a experiência do usuário sempre vai acontecer, já que ela está presente em todo o tipo de infoproduto.
Portanto, você pode ter uma experiência negativa com a sua plataforma elevatória escadas, por exemplo. Mas o que faz a diferença é a preocupação em melhorar essa percepção do usuário, levando a uma nova versão do equipamento.
Importante ressaltarmos novamente que a experiência do usuário também não é exclusiva de produtos digitais. Ela pode estar presente em todos os tipos de artigos, desde uma simples peça de roupa até o desenvolvimento de um site.
Qual a importância do UX para a sua empresa?
No UX, algumas questões são valorizadas, como a acessibilidade, usabilidade e a interação do usuário com o produto específico.
Por esse motivo, os novos aplicativos, sites e blogs se importam cada vez mais com esse conceito, investindo em sistemas mais rápidos e intuitivos.
Para as empresas, a experiência do usuário se torna primordial. Afinal de contas, quanto melhor é a percepção do cliente sobre o seu produto, mais satisfeito ele fica e maiores são as chances de venda.
Por exemplo, uma pessoa só vai decidir comprar um exaustor de ar depois que perceber que o equipamento irá, de fato, atender a sua demanda e oferecer uma boa experiência de uso. Caso contrário, o cliente vai partir para um outro aparelho.
Sendo assim, é importante que o UX foque em oferecer algo agradável, que torne o produto útil e prazeroso para o possível consumidor.
Além do mais, vale dizer que o UX coloca a perspectiva do usuário como o coração do seu negócio. Isso faz com que o seu público se sinta valorizado e tenha uma visão mais positiva da sua marca.
Pense por um instante: você prefere comprar um kit café da manhã com uma empresa que se preocupa com a sua experiência ou com um estabelecimento que só está interessado em lucrar mais? É provável que a primeira opção.
É por conta disso que o UX faz toda a diferença para o seu negócio.
Quais as vantagens que o UX oferece?
Diante da importância que o UX Design tem para a sua empresa, é fácil perceber o porquê vários negócios buscam melhorar as questões relativas à experiência do usuário. No entanto, esse conceito pode trazer muitas outras vantagens, entre as quais:
1 – Maior conversão de vendas
Como dissemos, quanto melhor é a experiência do usuário, maiores são as chances de concretizar uma venda. Afinal, o cliente se sente valorizado e irá vivenciar algo muito melhor em relação ao produto.
Por esse motivo, ao procurar por aluguel compressor, a preferência do cliente será por uma empresa que se preocupa com o UX e oferece equipamentos intuitivos, fáceis de usar e que ao mesmo tempo tenham qualidade.
2 – Melhor relacionamento com os clientes
O UX ajuda a sua empresa no relacionamento com os clientes, colaborando para construir a fidelidade do público.
Além do mais, essa experiência é uma forte aliada no brand awareness (consciência de marca). Sendo assim, as pessoas vão lembrar fácil do seu negócio.
Então, vale a pena investir na construção de boas lembranças na mente do consumidor, fazendo com que ele tenha boas experiências em todos os estágios de compra e contato com a sua marca.
Ao mesmo tempo em que você terá um consumidor fiel, você também ganha um defensor da sua empresa, que irá indicar o seu produto ou serviço para novos potenciais clientes.
3 – Maior economia de recursos
Quando você foca na experiência do usuário, o seu planejamento torna-se direcionado e assertivo, evitando custos adicionais e retrabalho.
Além do mais, os próprios colaboradores orientam seus esforços com mais eficácia. Sendo assim, eles são treinados para promover a melhor experiência no aluguel de som e iluminação, por exemplo.
Tudo isso reduz os custos extras, tornando a sua empresa mais rentável e com maior potencial de lucratividade.
4 – Maior valorização dos produtos
A boa experiência do usuário gera uma percepção de valor alta para o público. É um sentimento de que a compra valeu a pena, superou as expectativas e contribuiu para solucionar um problema do cliente.
Desse modo, as pessoas passam a comprar com você para além do valor monetário.
Ou seja, os clientes não se importam de pagar mais se a empresa oferece uma boa experiência. É isso que chamamos de “valor agregado”.
Esse valor também vale para serviços. Por exemplo, a sua empresa pode oferecer uma excelente manutenção elétrica industrial e ainda contar com um suporte. Isso já melhora a experiência, fazendo com que os clientes prefiram fechar negócio com você.
Mas como melhorar a experiência do usuário?
Diante do que vimos até agora, deu para perceber o quanto a experiência do usuário conta muito para o sucesso do seu negócio. Mas, como melhorar o UX dos seus produtos ou serviços? A resposta é bem simples: planejamento!
Você vai precisar se dedicar ao estudo do seu público e considerar as características do seu produto ou serviço. Uma dica é tentar responder às seguintes perguntas:
- O que os meus clientes procuram?;
- O que posso melhorar no meu produto?;
- Como oferecer melhor ergonomia?;
- Como me diferenciar da concorrência?;
- Essa inovação vai facilitar o uso dos usuários?
No caso dos sites, o UX está diretamente relacionado com a capacidade de navegação em dispositivos móveis, velocidade de carregamento, disposição dos elementos, uso das cores e layout intuitivo.
Além do mais, vale a pena colocar alguns CTAs (chamadas para ação) que condicionam os seus visitantes na realização de algo, como clicar em um botão de inscrição, ir para o carrinho de compras, entre outros.
Porém, cuidado com o excesso de informação! Afinal de contas, nada que é em exagero é bom, isso inclui também a experiência do usuário em relação aos websites.
Sendo assim, estude os melhores modelos e escolha o que melhor atende os desejos do seu público. Isso é fazer um ótimo trabalho de UX.
Conclusão
A experiência do usuário é algo extremamente importante para o seu produto, serviço ou conteúdo. Embora não esteja restrita aos ambientes digitais, foi na internet que esse conceito ganhou força, com as questões de usabilidade e navegabilidade das páginas.
Da mesma maneira, o UX colabora com o valor agregado dos produtos. Por esse motivo, ele é tão importante para as empresas que desejam se destacar no mercado.
O artigo de hoje trouxe algumas das principais vantagens do UX, além de dicas para aprimorar a experiência em seu negócio. Porém, o segredo é ouvir o seu público, uma vez que o foco deve ser sempre o cliente.
Deixe uma resposta