O estado é famoso por abrigar belas paisagens, desde cachoeiras até rios, trilhas e mirantes. Confira quais são os lugares mais bonitos para mergulhar na natureza mineira!
Paisagens deslumbrantes, com rios, trilhas e cachoeiras, além de uma das gastronomias mais famosas do país, um sotaque delicioso e a cachaça que é referência nacional — como não desejar conhecer Minas Gerais?
Este é o terceiro maior estado do país. Ali, não faltam lugares incríveis para conhecer. Se você tem vontade de visitar as terras mineiras (ou voltar para lá), confira alguns locais imperdíveis antes de comprar na Santa Cruz passagem.
Serra da Canastra
Situada no Sul do estado, esta serra abriga mais de seis municípios e possui uma variedade impressionante de cachoeiras, como: Fundão, Parida, Cerradão, Jota, Chinela e Rolinhos. A mais famosa delas é a Casca D’Anta, que possui uma altura de 186 metros, o que a torna a maior queda d’água do rio São Francisco.
O Parque Nacional Serra da Canastra foi criado em 1972 justamente para proteger a nascente do Velho Chico. No interior dele, é possível deparar-se com a riqueza da flora e da fauna típicas do cerrado.
Na região, existem diferentes opções de hospedagem, desde hotéis até pousadas e campings. Antes de ir, é bom ficar atento à estação do ano, pois a época de chuvas ocorre entre outubro e abril, o que torna a visita às cachoeiras mais difícil e perigosa. Além da beleza das quedas d’águas, esta serra produz um dos melhores queijos do país (reconhecido internacionalmente) e não é tão lotada de turistas.
Complexo do Espinhaço
Este é um complexo de serras como a do Cipó, uma das mais famosas de Minas e situada a apenas 100 km de Belo Horizonte. Ela possui nada menos que 60 cachoeiras que formam paisagens e uma vegetação única. Algumas das mais bonitas são o Véu da Noiva e a Cachoeira Grande.
Esta área também é essencial no que se refere às águas, pois faz a divisão natural entre o rio Doce e o São Francisco. Para quem gosta de belos mirantes, algumas regiões da Serra do Cipó atingem 1600 metros de altura!
A região ainda é ótima para quem gosta de fazer trilhas, sendo o Vale do Travessão um ótimo lugar para isso. Além de cachoeiras, ele possui pinturas rupestres, já que a região foi o lar de vários povos nômades que habitaram o sertão, considerados os ancestrais dos mineiros. Outro ponto imperdível no Complexo do Espinhaço é a Lapinha da Serra, onde há uma lagoa linda.
Capitólio
Nos últimos anos, este se tornou um dos lugares mais cobiçados pelos turistas no Brasil. Isso acontece, pois a cidade é banhada pelo Lago de Furnas, que proporciona uma vista exuberante desde o topo dos cânions!
Além dos mirantes, a cidade abriga inúmeras cachoeiras e trilhas belíssimas. O único período em que a visita à Capitólio pode ser mais difícil é entre junho e agosto, quando as temperaturas caem, fazendo com que entrar nas águas geladas das cachoeiras seja ainda mais desafiador.
Serra da Mantiqueira
Esta cadeia montanhosa estende-se por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo ideal para quem curte um clima mais frio. Ela abriga inúmeros municípios bastante procurados pelos turistas, como é o caso de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, Bueno Brandão e Monte Verde.
Na parte mineira desta serra, Bueno Brandão é uma ótima opção para quem busca sossego e um contato profundo com a natureza. Seus picos montanhosos atingem até 1700 metros de altura, abrigando belas cachoeiras, mirantes, trilhas e rios de água cristalina. Ao total, são mais de 30 quedas d’água neste pequeno município.
Outra alternativa para quem busca um contato mais intenso com a natureza é a charmosa Delfim Moreira, localizada nas Terras Altas da Mantiqueira, no Sul de Minas. O forte desta pequena cidade é o ecoturismo, desde cachoeiras até trilhas e bosques repletos de orquídeas e araucárias. Para terminar bem o dia, vale petiscar um bom queijo acompanhado de uma cerveja geladinha!
Conceição do Ibitipoca
Este parque está situado na Zona da Mata Mineira e não é tão conhecido como outras regiões do estado. Esta é uma área menos fácil de chegar, sendo ideal para quem deseja se desconectar da correria dos grandes centros urbanos.
Com um ar meio hippie, Ibitipoca é ótima para quem gosta de um lugar mais rústico. Por se tratar de uma cidade bem pequena, é possível percorrer tudo a pé. Além do ar rústico, o principal atrativo deste lugar é o Parque Nacional de Ibitipoca, sendo necessário, pelo menos, três dias para conhecer alguns pontos básicos, como o Pico do Pião, a Janela do Céu e o belíssimo Circuito das Águas.
Deixe uma resposta