Planejamento e objetivos devem estar alinhados entre os dois lados.
Com o marketing digital se tornando cada dia mais necessário, empresas de diversos ramos têm buscado serviços de agências de SEO para ajudarem a começar ou melhorar sua presença digital. Porém, uma boa estratégia de SEO não é construída do dia para a noite, muito menos seus resultados.
As empresas que estão acostumadas com o modo ”tradicional” de fazer marketing podem estranhar um pouco a forma de trabalho das empresas de SEO, principalmente quando os objetivos de quem contrata não são muito claros.
Confira a seguir o que é SEO na prática, como ele pode ajudar o seu negócio e o que considerar na hora de contratar uma empresa para cuidar do seu marketing digital.
SEO: O que é e por que devo investir nessa estratégia?
A sigla SEO vem do inglês: Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. De forma muito resumida, o SEO busca fazer com que as páginas de um site apareçam nas melhores posições das páginas do Google, Bing e demais ferramentas de busca na internet.
Existem dois principais tipos de resultados, e eles fazem total diferença na hora de pensar uma estratégia de SEO consistente.
Anúncios pagos
Como o nome já diz, os anúncios pagos são comprados para aparecerem no topo das primeiras páginas dos buscadores, após uma busca do usuário. Para isso, a empresa compra uma determinada palavra-chave pelo Google e constrói um anúncio no formato determinado. Essa prática é considerada cara e de curto efeito, pois pode atrair cliques e visitas de imediato, mas não costuma gerar resultados a longo prazo.
Resultados orgânicos
Os resultados orgânicos são onde o SEO se torna mais competitivo, pois é neles que toda a internet está disputando os melhores resultados na primeira página dos buscadores. Ao contrário dos anúncios pagos, os resultados orgânicos são definidos pelo próprio Google, de acordo com a relevância que o algoritmo dá para o seu site. Para isso, a empresa de SEO deve trabalhar dentro de uma estratégia.
Como funciona uma estratégia de SEO?
Tudo começa com um objetivo. Por exemplo:
- você possui um site novo e quer atrair visitantes;
- você já possui um site há algum tempo e deseja aumentar seu público e vendas;
- Você já possui um site popular e deseja otimizar sua presença digital.
São três momentos diferentes de uma empresa, que necessitam de estratégias distintas. Um site novo precisa construir uma estratégia que atraia visitantes de forma natural; um site que quer aumentar seu público pode diversificar o conteúdo que publica; enquanto um site já estabelecido pode investir em diferentes estratégias.
De forma resumida, uma estratégia de SEO se baseia em uma produção intensa de conteúdos, onde serão trabalhadas palavras-chave específicas, e que irão atrair naturalmente visitantes para uma página do site.
Além do conteúdo, o SEO trabalha ferramentas que aumentam a autoridade do site, como o link building, as redes sociais e a própria experiência do usuário. Embora o foco do SEO seja o conteúdo, uma boa estratégia precisa envolver as diferentes áreas do site para que os resultados atinjam o objetivo desejado.
Como encontrar uma agência de SEO para minha empresa?
Essa é a principal dúvida de quem deseja fazer uma otimização de SEO, que precisa ser pensada considerando alguns aspectos:
- Quanto quero investir?
- Qual o meu objetivo? (aumentar acessos, vendas, virar referência de conteúdo)
- Em quanto tempo desejo obter resultados?
- Quero um serviço pontual ou uma assessoria constante?
Quando falamos de SEO para resultados orgânicos, o investimento costuma ser muito menor do que anúncios tradicionais. Isso envolve a contratação de diversos profissionais: redatores, analistas de dados, programadores, etc.
O valor do seu projeto de SEO dependerá do tamanho da demanda e do tempo que a empresa prestará serviços para você. Uma coisa importante para se ter em mente é que os resultados obtidos com SEO surgem em médio a longo prazo, portanto será necessário, no mínimo, 3 meses de contrato para que a mudança seja visível de fato. Sendo assim, desconfie de empresas de SEO que prometem primeiro lugar no Google. Mesmo estratégias bastante sólidas e desenvolvidas com cuidado e planejamento podem não alcançar o tão almejado primeiro lugar.
Como grande parte das empresas de SEO prestam serviços para outras, a produção de conteúdo acaba sendo terceirizada. Tome cuidado com o plágio de conteúdos e informações duplicadas. Se seu objetivo é ganhar autoridade na internet, informações falsas ou copiadas sem citação podem gerar resultados contrários.
Deixe uma resposta