Se você está buscando uma alternativa mais econômica para ter um escritório, o coworking surge como uma solução viável, já que é possível dividir os custos e, ainda assim, ter um espaço agradável para trabalhar.
Os coworkings são cada vez mais famosos no Brasil, sendo procurados por inúmeros profissionais. Para termos uma ideia, só em 2018, esse modelo de negócio movimentou mais de R$ 127 milhões em todo o país.
Segundo o Censo Coworking Brasil, houve um crescimento de 25% no número de escritórios compartilhados. Hoje, mais de 195 municípios somam mais de 1.490 unidades em todo o território brasileiro. Só o Estado de São Paulo registrou mais de 198 espaços.
Ou seja, compartilhar um espaço de coworking tornou-se uma opção para todos os tipos de profissionais, de diversas áreas – e a perspectiva é que esse modelo de negócios cresça ainda mais.
No artigo de hoje, entenda o que é coworking e como ele torna tudo mais prático para o seu trabalho. Acompanhe a leitura!
O que é o coworking?
O coworking é um escritório compartilhado por várias empresas e freelancers, que trabalham juntos em um mesmo ambiente, dividindo entre si as despesas gerais e os locais da área comum.
Em termos de estrutura, cada espaço pode oferecer uma condição diferente. Assim, você fecha um contrato de aluguel de espaço comercial compartilhado, com inúmeros serviços inclusos, como recepcionista, cafés, salas de impressão, entre outros.
Porém, tudo isso é compartilhado com outras pessoas, que não necessariamente trabalham na mesma empresa que você. Por esse motivo, o coworking começou a ser muito usado por freelancers, que podiam formar uma grande rede de networking.
Mais tarde, inúmeros empreendimentos perceberam que esse modelo de negócios oferecia muitas vantagens e, com isso, acabaram escolhendo o coworking, ao invés das salas tradicionais.
Na prática, é possível utilizar o ambiente de coworking como o seu escritório. Em geral, dá para escolher um plano com base nas horas de utilização, ou até mesmo fazer um pagamento fixo mensal.
Dependendo do coworking, você pode ter até uma impressora para gráfica, sem a necessidade de investir em equipamentos altamente tecnológicos.
Quem pode usar o coworking?
Hoje em dia, diversos tipos de profissionais e empresas podem usar o coworking. Não há nenhuma regra ou obrigatoriedade quanto a isso, no entanto, você precisa escolher um espaço que atende às suas necessidades.
Por exemplo, se você trabalha em uma gravadora, é necessário procurar por um espaço que acomode ou já tenha uma mesa de som profissional.
Além disso, é preciso estar por dentro das regras de convivência, já que o coworking funciona como uma espécie de condomínio. Em geral, os profissionais que mais procuram por escritórios compartilhados são:
- Redatores;
- Designers;
- Advogados;
- Consultórios médicos;
- Programadores;
- Arquitetos;
- Consultores;
- Psicólogos.
Você pode optar por ter uma sala só sua ou compartilhar o ambiente com outros profissionais. Nestes casos, o preço de locação irá variar.
O coworking é um escritório virtual?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre o coworking e o escritório virtual. No primeiro caso, os espaços compartilhados possuem uma estrutura física, que já está inclusa no plano contratado, com internet, energia e água.
Além disso, o coworking oferece suporte como recepcionista e em serviços de pintura residencial, para manter o ambiente agradável.
Você também terá contato com profissionais de diferentes segmentos, já que ao frequentar o coworking, é possível conhecer os demais locadores do espaço.
No caso do escritório virtual, o modelo de negócios conta somente com os serviços de atendimento telefônico, recebimento e gerenciamento de correspondências (endereço físico e fiscal). Porém, você não terá uma estrutura física compartilhada.
A grande vantagem do coworking em relação ao escritório virtual é que você dispõe de um espaço para atendimento dos seus clientes, sem precisar recebê-los na sua casa. Isso faz com que o seu negócio se torne mais profissional e bem-visto pelos consumidores.
Inclusive, há lojas que optam pelo coworking para vender vinho para presente, roupas, acessórios, entre outros produtos.
Quais são os principais serviços de um coworking?
Os espaços de coworking oferecem diversos tipos de serviços. Desse modo, você pode escolher um plano que atende às suas necessidades.
Entre os serviços inclusos no escritório compartilhados, encontram-se:
1 – Salas privativas
Alguns espaços de coworking oferecem salas privativas. Essa é uma ótima opção para os profissionais e empresas que desejam um ambiente próprio para atendimento de clientes, bem como um local mais reservado.
Por exemplo, consultórios médicos e de psicólogos costumam optar por um coworking com salas privativas.
Até mesmo uma loja que vende tradicional bolo caseiro também pode preferir esse tipo de serviço, alugando uma sala privativa que sirva como escritório.
2 – Estacionamento próprio
Uma das grandes vantagens do coworking é contar com um estacionamento próprio para os clientes. Isso evita muitos problemas em relação às vagas, principalmente nas grandes cidades, onde é difícil encontrar um bom local para estacionar.
Segundo um levantamento do Coworking Brasil, cerca de 42% dos escritórios compartilhados oferecem o serviço de estacionamento.
Assim, você pode ir com o seu próprio veículo ao trabalho, sabendo que você terá um local para estacionar.
3 – Wi-Fi
Hoje em dia, quase todo tipo de trabalho demanda o acesso a internet. Por isso, ter conexão wi-fi é algo indispensável para os coworkings.
Sendo assim, a dica é analisar a qualidade do serviço oferecido pelo espaço compartilhado. Lembre-se que você irá dividir a rede com mais pessoas, portanto, é necessário que o coworking ofereça uma internet bastante rápida e eficiente.
4 – Escritório virtual
Você pode contratar um plano de coworking com um escritório virtual. Assim, não é preciso ir todos os dias para o espaço de trabalho.
Com o escritório virtual, é possível contar com serviços de gerenciamento de ligações, correspondências, recados, bem como entrega de encomendas em um endereço físico por motoboy urgente.
Atualmente, cerca de 70% dos coworkings contam com serviços de escritório virtual.
5 – Salas de reunião
Para os coworkers que optaram por não ter uma sala privativa, uma alternativa interessante são os espaços reservados para reuniões.
Assim, quando houver a necessidade de se encontrar com um cliente ou debater estratégias com outros funcionários, é possível ter um ambiente próprio para isso.
Embora seja possível fazer reuniões nas áreas comuns, ter um local reservado deixa a conversa mais calma e fluida. Nos coworkings, as salas de reunião contam com mesas, cadeiras e televisão para apresentações.
6 – Auditórios
Em alguns escritórios compartilhados, há a presença de auditórios para palestras e workshops. Normalmente, esses espaços devem ser reservados mediante uma cobrança de taxa. Mas, dependendo do seu plano, o uso da sala já está incluso.
Os auditórios também permitem que as empresas possam realizar eventos, concentrando tudo em um local só e economizando com a locação de espaço.
7 – Áreas de convivência
As áreas comuns são os famosos espaços para relaxar, tomar um bom cafezinho e aproveitar o momento de intervalo do trabalho.
No coworking, esses locais são ótimos para a interação com demais profissionais de outras áreas, sendo uma maneira de estabelecer um networking.
O coworking é realmente mais econômico?
Além de contribuir com a sua rede de contatos profissionais, o coworking também ajuda a economizar dinheiro. Por conta disso, muitas empresas estão migrando para esse modelo de negócio.
Afinal de contas, não é necessário arcar com custos relativos a água, telefone, internet, energia, manutenção do imóvel, ou mesmo adquirir equipamentos para o seu negócio. Tudo isso já está incluso no seu pacote contratado.
Outra vantagem é em relação às taxas burocráticas da prefeitura, como alvará, licenças e normas da vigilância sanitária.
Ou seja, você não precisa lidar com essas questões que são uma verdadeira “dor de cabeça” na hora de construir o seu espaço comercial.
Vale dizer que os coworkings, geralmente, estão localizados em áreas nobres da cidade. Com isso, você tem a oportunidade de aumentar a sua cartela de clientes, melhorar a reputação da marca, além de tornar o seu negócio mais conhecido.
Conclusão
O crescimento dos espaços de coworking se justifica pelas vantagens que esse modelo de negócio oferece. Além de ser uma alternativa altamente econômica, ele também oferece a oportunidade de melhorar a sua rede de relacionamento profissional.
Por esse motivo, muitas pessoas estão aderindo aos escritórios compartilhados e, hoje em dia, o coworking não é um espaço reservado somente aos freelancers.
O artigo de hoje trouxe alguns dos principais serviços oferecidos pelo coworking, bem como a vantagem de optar por esse modelo de negócio. Dessa forma, percebe-se que ele pode deixar tudo mais prático, bem como reduzir as despesas corporativas.
Por isso, o coworking tornou-se global e, aos poucos, ocupa cada vez mais destaque entre os empreendimentos de negócios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe uma resposta