O marketplace é um formato de comércio digital que tem um grande apelo com pequenos e médios empreendedores. Isso porque através desta ferramenta, sua empresa consegue estar nas principais plataformas de vendas com um custo muito reduzido.
O comércio virtual tem ganhado mais espaço a cada dia, e é muito difícil sobreviver no mercado atual sem ter uma ação online.
O que antes era apenas uma experiência, atualmente é fundamental e, com isso, começam a surgir soluções para auxiliar o empreendedor.
Alguns marketplaces são especializados em um setor específico, para facilitar a busca por itens como uma lima dental, por exemplo. Outros são mais genéricos e alcançam uma abrangência maior de produtos e, consequentemente, de consumidores.
Apesar de não ser especificamente uma loja online (uma vez que há diferenças entre ambas as formas de comércio virtual), o marketplace possui todos os itens necessários para qualquer empreendedor começar a trabalhar na internet, com início imediato.
Pessoas que estão começando agora e não possuem o capital necessário para montar uma boa estrutura de loja online, podem recorrer a essas plataformas para começar a vender sem precisar depender de muito treinamento.
Isso porque a base de utilização das ferramentas de marketplace são bastante intuitivas, simples e podem acabar alcançando excelentes resultados, afinal, muitas pessoas pesquisam diretamente na internet quando decidem comprar algum produto.
Isso porque essas lojas não são específicas para produtos. Algumas empresas de instalação elétrica podem ofertar seus serviços nos mesmos locais, conseguindo um engajamento ainda maior.
O investimento inicial para utilizar um marketplace é, em grande maioria, zero. Isso acaba atraindo uma série de empresas para formar um grupo sólido de vendas. Então, os marketplaces sobrevivem de pequenas taxas cobradas a cada venda.
Apesar da popularização recente do termo, os marketplaces são bem antigos, e representam uma importante fatia de negociações pela internet.
Para simplificar, o marketplace trata-se de uma ferramenta que permite que diversos vendedores utilizem a plataforma para alcançar melhores resultados de interação.
Assim, ao vender um computador novo em uma plataforma como essa, você terá muito mais acessos e poderá interagir diretamente com mais clientes.
Isso ajuda a fortalecer seu comércio, ao mesmo tempo que permite que mais pessoas ofereçam uma grande diversidade de produtos, como em um shopping center físico.
Como funciona um marketplace?
O funcionamento destas plataformas é bem simples, sendo na maioria dos casos, completamente gratuito.
Esse tipo de site reúne uma série de produtos de diversas empresas e os coloca em uma espécie de vitrine virtual, além de, em alguns casos, fornecer os produtos do próprio marketplace.
Assim, todas as opções ficam disponíveis em um só lugar, facilitando ao cliente a busca pelos itens que tem interesse em comprar.
Além disso, as plataformas de marketplace possuem opções de engajamento pago, o que pode agilizar suas vendas, no entanto, diminuindo sua margem de lucro.
Ao vender um brinquedo estimulação sensorial, por exemplo, você receberá parte do valor cobrado, decrescido das taxas de utilização e conveniência.
Além das lojas virtuais, um formato mais tradicional de marketplace, outros se especializam na prestação de serviços. O funcionamento é bem similar, do qual uma marca renomada concentra uma série de profissionais que oferecem seus serviços na plataforma.
Muitos prestadores de serviço trabalham sozinhos, como autônomos. Colocar-se em uma plataforma social de venda de serviços pode ser fundamental para que sejam conquistados novos clientes.
É o caso de pessoas que trabalham com entregas rápidas. Consumidores que precisem do serviço poderão encontrá-lo em um marketplace de serviços, por exemplo.
Ainda nos prestadores de serviços, é possível utilizar uma ferramenta de avaliação que permite que o cliente possa dar um feedback mais preciso e escolher profissionais bem qualificados, para conseguir o melhor resultado possível.
O marketplace também consegue oferecer a seus clientes a possibilidade de solicitar e comparar orçamentos, não tendo dificuldade na hora de escolher o profissional que irá acompanhar sua necessidade.
Quais são os principais tipos de marketplaces?
Como existem diversos segmentos de mercado, os marketplaces se adaptaram para uma variedade de atividades.
O primeiro deles, o B2C, é o formato mais comum para o público final. A sigla quer dizer Business to Consumer, e significa que as transações acontecem diretamente entre uma empresa e o consumidor final.
Alguns marketplaces se especializam no Business to Business (B2B), empresas que vendem para outras empresas diretamente, e não tem opções para o consumidor final.
Existem ainda os marketplaces C2C, ou Consumer to Consumer, que permitem que tanto empresas quanto outras pessoas físicas coloquem itens para vender, sejam eles novos ou de segunda mão.
Dentro dessas opções, existem os marketplaces genéricos, que são maiores, possuem muitas opções de produto e os elementos mais nichados, que se especializam em um tipo de produto e podem ser ideais para clientes que procuram um tipo de produto em particular.
Um serviço de conserto de módulo de injeção eletrônica pode ser encontrado em um marketplace do setor automobilístico, por exemplo.
Qual a importância de um marketplace?
Não estar na internet nos dias de hoje é muito prejudicial para qualquer empresa. Por isso, cada vez mais equipes de gestão e de produção estão dispostas a compreender a necessidade do público, que tem um constante crescimento no quesito compras online.
Apesar de ainda existir um pouco de resistência, principalmente de consumidores de mais idade, o mercado digital tem crescido a cada ano, tornando-se parte importante da economia nacional.
Porém, a criação de um e-commerce pode ser bastante trabalhosa e custosa, principalmente se você não tem uma equipe especializada para esse tipo de trabalho.
Além das taxas e dos serviços que precisam de contratação, é necessário planejar toda uma estratégia de marketing e contratar um profissional para criar a loja virtual.
Um chaveiro que queira ofertar serviços de chave canivete renault pode não ter a verba para montar seu próprio site, mas pode vender muito bem usando um marketplace.
Esse tipo de atividade pode demorar, além de ser necessário todo um trabalho de tráfego para fazer as pessoas começarem a acessar seu site. Nesse aspecto, o marketplace surge como uma excelente alternativa.
Isso porque essas plataformas já costumam possuir um tráfego sólido, com muitos consumidores entrando e fechando negócios diariamente.
Com isso, você pode economizar em valores de construção de website e loja virtual para investir em marketing digital, conquistando um público ainda maior. O marketplace gera uma boa visibilidade a baixo custo, ideal para empresas que estão iniciando as atividades.
Outro grande benefício é sua capacidade de fornecer uma boa experiência ao usuário nas etapas finais de compra.
Isso porque a maioria dos marketplaces possui sua própria linha de pagamentos, com todos os certificados de segurança, passando muito mais conforto para o cliente optar por utilizar a ferramenta.
Com isso, você não precisa de uma equipe de TI especializada em utilização de setores financeiros virtuais e segurança de dados, uma vez que o próprio marketplace se encarrega desses detalhes.
Assim, você pode estruturar sua empresa para elementos que realmente são importantes, como a produção e o atendimento ao cliente.
Alguns desses sites possuem parceria com empresas de logística e transporte, públicas ou privadas, e podem oferecer preços especiais para o envio dos produtos a todo o Brasil.
Assim, sua empresa acaba ganhando uma visibilidade nacional, podendo conquistar muitos novos clientes e oportunidades.
Para os compradores, a importância do marketplace é a facilidade de encontrar qualquer item que ele tenha necessidade. As possibilidades são ilimitadas, uma vez que as lojas são abertas e permitem diversos tipos de produtos e serviços em suas vitrines.
Caso você trabalhe com vendedores comissionados, é possível até determinar uma porcentagem da comissão para a conta de seu colaborador, facilitando o processo de pagamento diretamente no site.
Portanto, o marketplace acaba sendo benéfico para todas as partes envolvidas no processo de compra e venda.
Além de todos os benefícios que o marketplace possui, ele também tem algumas vantagens de suas contrapartes, os e-commerces. Isso porque existem diversas ferramentas de análise para verificar o andamento de suas vendas.
Assim, você conseguiria identificar quantas unidades de extintor abc vendeu em um mês, por exemplo.
Com estes resultados, pode-se verificar quais ações de marketing estão dando certo e quais precisam de ajustes, além de apontar os produtos com maior saída para uma reorganização de estoque.
Além disso, essas ferramentas de análise permitem que você identifique tendências e esteja sempre um passo à frente no mercado, conquistando mais espaço.
Ademais, empresas com lojas virtuais estabelecidas, mesmo que em marketplaces, estão muito mais propensas a participar de eventos virtuais, conquistando uma maior notoriedade e expandindo suas chances de converter uma venda.
Você pode estar em quantos marketplaces julgar necessário, conseguindo multiplicar as chances de ser encontrado por clientes interessados em seus produtos.
Considerações finais
Para conseguir se manter ativo no mercado online, é necessário ter apoio desde o início. Os marketplaces oferecem uma zona de exposição grande para sua loja, com um custo bastante reduzido.
Por isso, basta planejar atentamente suas próximas ações de vendas e aproveitar os benefícios que o marketplace tem a oferecer para seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe uma resposta