O Buzz Marketing tem o objetivo de propagar um produto ou serviço, utilizando os próprios consumidores da marca para conseguir alcançar um público maior.
Esse tipo de estratégia acaba se apoiando em experiências anteriores de seus clientes para conseguir engajar-se corretamente.
Isso porque o Buzz Marketing é uma estratégia que envolve a geração de comentários, opiniões e basicamente todo tipo de engajamento com o público para aumentar o acesso de sua marca ou da campanha de marketing.
Quando você produz pulseira berloque prata fina,por exemplo, engajar-se com o público para aumentar suas vendas é fundamental.
O termo buzz é uma expressão americana que se refere ao ato de chamar a atenção. E é basicamente sobre isso que se trata o Buzz Marketing. É utilizar as ferramentas digitais para estar em constante contato com o público.
Hoje, vivemos em uma era onde as redes sociais fazem parte integral da vida das pessoas. É muito difícil encontrar alguém que não esteja em nenhuma rede social, e o tempo utilizando essas plataformas ocupa quase todo o período de uso da internet.
Com os smartphones, as pessoas estão constantemente conectadas, recebendo atualizações e notificações toda vez que algo novo acontece nas redes.
Por isso, quando você consegue tornar sua marca um assunto do momento nestes locais, sua ação de Buzz Marketing está funcionando.
Se você quiser vender colar guia espiritual, por exemplo, pode começar uma ação de engajamento que fale sobre os tabus relacionados a uma determinada religião, gerando o engajamento necessário para o diálogo.
O Buzz Marketing não é uma estratégia de vendas, entretanto, e sim de visibilidade.
Por isso, é comum que se utilizem ferramentas mais diretas de engajamento, não se importando muito em se engajar em elementos de marketing mais tradicionais, como anúncios em rádio e televisão.
Isso não quer dizer que é impossível utilizar essas ferramentas mais tradicionais. Um elemento especificamente polêmico em uma obra de ficção, como um filme ou seriado, pode apostar nele para se divulgar.
A ideia é que você consiga gerar uma discussão maior entre as pessoas, que estarão constantemente comentando sobre o tema que você deseja explorar.
O termo é muito confundido com o Marketing Viral, mas é um equívoco tratar essas duas estratégias como iguais. O Marketing Viral é a ação de criar uma peça ou campanha que tenha um alto poder de compartilhamento.
Ao falar sobre a importância da prevenção de incêndios, você pode relacionar o conteúdo com sua produção de registro globo aberto para conseguir aumentar suas vendas, por exemplo.
Isso é possível por meio da criação de conteúdos relevantes e atraentes para que os usuários tenham o interesse de passar a informação para frente. Quanto mais pessoas compartilham seu conteúdo, maior o elemento viral que ele representa.
Isso faz com que as pessoas que entrem em contato com sua marca acabem se tornando promotores do seu conteúdo, fazendo divulgação de forma espontânea e sem custo algum para sua empresa.
Qual a diferença entre os dois?
Apesar de parecerem similares, compreender a diferença entre o Buzz Marketing e o Marketing Viral pode ser muito bom para você criar estratégias eficazes de engajamento usando ambas as ferramentas.
O Buzz Marketing tem como objetivo principal a criação de um diálogo, uma conversa sobre um produto ou serviço que sua marca tem a oferecer.
Já o Marketing Viral trata de espalhar seu conteúdo para o máximo possível de pessoas, da forma mais orgânica possível. Isso significa que os objetivos finais de cada uma das estratégias é completamente diferente.
No caso de uma aula de dança mais próxima, quanto mais as pessoas compartilharem o local, maiores as chances de conquistar novos alunos.
Enquanto o Buzz Marketing visa a criação de uma estrutura de valor social para sua marca, o Marketing Viral tenta alcançar altos números de engajamento direto por meio do compartilhamento, buscando o máximo de retorno no menor tempo possível.
Além disso, o controle dentro do Buzz Marketing é muito maior, uma vez que você é capaz de manter as discussões e divulgações dentro de seu planejamento.
No Marketing Viral, embora você possa direcionar as publicações, não é possível controlar a dimensão do engajamento.
Como fazer Buzz Marketing?
Para que as pessoas se engajem em discussões sobre sua marca ou seu serviço, é preciso que você instigue a discussão.
Existem alguns gatilhos que despertam o interesse das pessoas para se comunicarem, e essa é a base do Buzz Marketing, sendo alguns deles:
- Explorar o tabu;
- Buscar o desconhecido;
- Destacar-se da multidão;
- Usar da revolta;
- Ser engraçado;
- Espalhar segredos.
Ao guiar uma conversa para um rumo de discussão, você consegue controlar o caminho que o assunto irá fazer, conseguindo encaixar suas estratégias de marketing no momento de alta do assunto, alcançando assim um sucesso maior.
Assim, ao identificar as vantagens de uma escola particular integral, você pode acabar utilizando uma discussão sobre educação como um todo para criar um bom debate.
Dentre os principais gatilhos de discussão que são utilizados no Buzz Marketing, o ideal é saber como e quando utilizá-los para uma melhor aceitação.
Explorando o Tabu
Este gatilho deve ser usado com muita cautela. Isso porque as pessoas gostam muito de discutir sobre assuntos considerados tabus, travas sociais que permitem uma variedade grande de pontos de vista e o interesse em explorar esse tipo de debate.
Entretanto, por lidar com conteúdos muitas vezes delicados, é muito fácil perder o controle desse tipo de discussão, o que pode acabar sendo bastante negativo para sua empresa.
Falar sobre os efeitos do envelhecimento para a pele pode acabar fazendo as vendas de um creme rejuvenescedor e clareador aumentarem.
Por isso, tenha cautela ao pensar em um tabu para iniciar uma ação de Buzz Marketing, e tenha certeza de que você consegue controlar a situação caso ela comece a escalar para um debate mais acalorado.
O objetivo desse marketing é engajar discussões, não criar inimigos.
Buscando o desconhecido
Tudo aquilo que é novidade, desconhecido para o público ou incomum acaba gerando o interesse das pessoas. Este é um excelente gatilho para apresentar seu produto ou serviço e apresentar as vantagens que o tornam único.
As pessoas querem conhecer mais sobre aquilo que nunca ouviram falar. Então mesmo que elas iniciem um diálogo com suspeitas, estarão deixando a curiosidade explorar mais o conteúdo e é sua chance de engajar em discussões interessantes.
Quanto mais as pessoas tirarem dúvidas e questionarem a respeito de sua estratégia inovadora, mais possibilidades você cria de divulgar seu produto para novos públicos.
Destacando-se da multidão
Mostre pontos que indiquem a superioridade de seu produto perante a concorrência. As pessoas imediatamente começarão a falar da sua marca, seja para concordar com seu posicionamento ou para defender algum concorrente.
Uma empresa de locação de espaço comercial precisa identificar o que a faz se destacar das demais para conseguir um bom engajamento.
De qualquer forma, a pauta ficará em seu produto, garantindo uma série de discussões interessantes para apresentar seu conteúdo com qualidade. É importante ter em mente que você precisa ter cuidado ao usar essa estratégia.
Isso porque conquistar clientes é fundamental. Quando você destaca seu produto dos demais, é preciso tomar precauções para evitar soar arrogante ou agir com desdém com seus concorrentes.
Assim, você evita uma repercussão negativa com a estratégia de Buzz Marketing, e consegue colocar na mente das pessoas sua marca para elas experimentarem quando tiverem oportunidade.
Uso da revolta
Muitas empresas utilizam essa ferramenta para gerar buzz para seus conteúdos, mas ela deve ser feita com muita responsabilidade ou cautela.
Causar reações de revolta ou ultraje nas pessoas é um prato cheio para gerar discussões, com engajamento de centenas de pessoas.
É preciso identificar como você quer que as pessoas identifiquem seu conteúdo no meio dessa discussão. Uma frase mal colocada ou um conteúdo errado pode ser muito mais prejudicial que benéfico para discussões.
Seja engraçado
Quanto mais você conseguir usar o humor como ferramenta de discussão, mais leve e descontraído será o diálogo. Isso acaba ajudando sua empresa a se engajar com mais pessoas, tornando o diálogo mais leve.
É importante ter uma conexão entre o conteúdo de humor e sua marca, para que o foco da discussão seja seu material. Aqui, vale a pena tomar um pouco de cuidado com alguns elementos importantes.
A comédia é uma excelente estratégia, mas é preciso tomar cuidado para não criar um material ofensivo para algum grupo de pessoas, porque isso pode acabar sendo ruim para você.
Espalhe segredos
Os segredos movem as pessoas. Todo mundo gosta de receber uma informação privilegiada ou ser o primeiro a descobrir algo.
Por isso, quando você revela para um grupo de pessoas uma informação sobre sua empresa, pode acabar conseguindo criar um buzz em cima do conteúdo.
Ao espalhar os benefícios de uma cópia de chave tetra para algumas pessoas, você cria o interesse do público em iniciar uma discussão, por exemplo.
É importante ter em mente que você deve espalhar com cautela essas informações. O efeito do segredo deve ser uma constante para conseguir um bom engajamento.
Considerações finais
O Buzz Marketing é uma estratégia importante para conseguir colocar sua empresa na boca do povo. As discussões geradas por ele podem acabar aumentando muito seu valor dentro das redes sociais e da internet como um todo.
Por isso, ao fazer com inteligência e cautela essas discussões, você conseguirá um excelente engajamento.
Deixe uma resposta