Conheça os principais destinos de ecoturismo no Brasil e veja o que fazer em uma viagem no meio da natureza.
Não há como negar: 2020 foi um ano atípico. A crise sanitária fez com que milhões de pessoas ficassem em casa, isoladas com seus familiares, durante meses. Nesse cenário, foi possível observar uma busca crescente por mais contato com a natureza, como uma forma de refúgio em relação às grandes cidades.
Algumas pessoas alugaram casas no interior e mudaram o home office por um período determinado. Outras escolheram novos passeios, em meio à natureza, para aproveitar as férias de maneira segura. Afinal, uma paisagem com árvores e rios é muito mais relaxante que prédios urbanos.
Entretanto, o ecoturismo, também conhecido como turismo de natureza, já vinha crescendo há alguns anos. A ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu o potencial da atividade e declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
O que é ecoturismo?
É comum ter uma ideia simplista do que é o ecoturismo: viajar para um local na natureza. Contudo, o significado é muito maior. Essa modalidade turística tem uma atuação sustentável nas regiões com recursos naturais disponíveis.
Dessa forma, o ecoturismo está comprometido com a preservação do meio ambiente e tem o objetivo de promover a consciência ambiental. Nesse sentido, conservar a biodiversidade e estimular a economia local são dois pontos fundamentais dessa modalidade turística.
Quais são as principais atividades?
Os principais destinos de ecoturismo são os parques ecológicos e as Unidades de Conservação (UCs). Esses locais costumam reunir muitos recursos naturais, sendo o cenário ideal para promover consciência ambiental.
Muitas pessoas são adeptas das trilhas, também conhecidas como trekking. Entretanto, existem diversas atividades que podem ser praticadas em um destino de ecoturismo. Confira quatro exemplos abaixo.
Canoagem
A canoagem é uma atividade praticada há muitos séculos pelos povos nativos. Ela pode ser feita com um caiaque ou uma canoa e é considerada um dos principais esportes olímpicos. Então, vale explorar a modalidade durante a sua viagem.
Rafting
O rafting é considerado uma atividade radical e pode ser praticado em diversos destinos brasileiros. Funciona da seguinte forma: uma pequena equipe, cerca de cinco a oito pessoas, rema de maneira conjunta em um bote inflável enquanto desce as corredeiras dos rios.
Tirolesa
Outra atividade muito presente nesse tipo de destino é a tirolesa. Basicamente, um cabo é preso em duas extremidades, e o praticante é levado de um lado para o outro, pendurado em uma corda que desliza por meio de roldanas. Existem tirolesas de diferentes comprimentos. A prática proporciona uma visão privilegiada da natureza.
Arvorismo
O arvorismo também acontece nas alturas. Entretanto, a prática exige maior preparo físico que a tirolesa. Isso porque o objetivo é atravessar andando de um ponto ao outro. Então, equilíbrio e coordenação são habilidades essenciais.
Principais destinos no Brasil
Existem destinos de ecoturismo em todo o mundo, mas não é necessário atravessar as fronteiras para encontrar uma boa aventura. O Brasil é um país com proporções continentais Dessa forma, a variedade de biomas garante ambientes ideais para o turismo de natureza.
Nesse sentido, é possível encontrar opções em diversas regiões do país, o que facilita o acesso às atividades. Confira os melhores destinos para explorar a natureza abaixo:
- Chapada dos veadeiros (GO);
- Fernando de Noronha (PE);
- Chapada Diamantina (BA);
- Bonito (MS);
- Jalapão (TO);
- Brotas (SP);
- Amazônia (AM);
- Itacaré (BA);
- Foz do Iguaçu (PR);
- Chapada dos Guimarães (MT);
- Canela (RS),
- PETAR (SP).
Vantagens do ecoturismo
Em um mundo cada vez mais conectado e com um mercado de trabalho tão demandante, é difícil ter alguns momentos para conectar-se com a natureza, principalmente para quem vive nas grandes cidades.
O ecoturismo é uma maneira de pausar a vida frenética e contemplar as belezas naturais. Afinal, o ecossistema é fundamental para a manutenção da vida na terra — e não somente a vida humana.
Estar em meio à floresta tem efeitos terapêuticos e realmente ajuda a desacelerar. Por isso, o ecoturismo segue crescendo e deve bombar em 2021, ano que sofre os efeitos colaterais de 2020 e segue recheado de desafios.
Deixe uma resposta