Indústria têxtil avança na combinação de tecnologia e moda.
É inegável que vivemos na era tecnológica. Os avanços das últimas décadas estão cada vez mais presentes em nossa rotina, mesmo quando não percebemos. Prova disso é que alguns tecidos, conhecidos como inteligentes, são desenvolvidos com capacidades específicas, dignas de ficção científica.
A boa notícia é que esses avanços estão a nosso favor, especialmente no verão. Isso porque existem tecidos que auxiliam na regulagem da temperatura do nosso corpo, por exemplo, isolando-o parcialmente do meio externo. Já outros são impermeáveis, o que os torna também mais duráveis mesmo com o contato direto do tecido com o suor.
Moda Fitness e Tecnologia
O verão é aquele momento em que pegamos um pouco mais pesado na academia para dar uma acelerada no metabolismo e fazer bonito na praia e na piscina. É, também, o momento em que devemos ter atenção redobrada com nossa saúde por conta das temperaturas elevadas.
O básico nós já sabemos: beber muita água, usar protetor solar e evitar o sol no período entre as 10 da manhã e as 3 da tarde. Essas dicas, na verdade, são importantes de serem seguidas em qualquer estação do ano.
Adeptos de atividades físicas sentem ainda mais o efeito do calor no verão devido à elevação da temperatura corporal durante a prática. Além, é claro, das diversas atividades que podem ser realizadas ao ar livre, como corrida e outros esportes. Nesse sentido, os tecidos ecológicos podem ser ótimos aliados na promoção de nossa saúde.
Um bom exemplo disso são os tecidos que apresentam Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) 50+, capazes de bloquear até 98% dos raios prejudiciais à nossa pele. Além disso, é comum que muitos tecidos com proteção ultravioleta também sejam térmicos, garantindo a manutenção de nossa temperatura corporal enquanto nos protegem.
Em geral, esses tecidos são feitos de supermicrofibra devido à capacidade de manipulação desse material, o que permite que os fios sejam bem finos, proporcionando, além de tudo, uma secagem rápida tanto na lavagem quanto do suor.
Exatamente por conta do suor, também, esses tecidos recebem aplicações nanotecnológicas, ou seja, de produtos em partículas extremamente pequenas, para que ele seja antiodor e antibacteriano.
Vamos a la playa
Além da moda fitness, a moda praia também se beneficia bastante das novas tecnologias para nos proporcionar mais segurança, saúde e conforto na hora de curtir um sol no mar e na areia. Biquinis, maiôs e sungas, por exemplo, também já são produzidos com essas mesmas tecnologias.
Nesses casos, é comum, ainda, que o tecido ganhe um elemento a mais: o elastano com resistência ao claro. Isso porque, é claro, a moda praia não se limita a ela propriamente dita, sendo a piscina a opção de muitos de nós para os dias quentes.
Esse tecido, além de proteger nossa pele dos raios ultravioletas, garante que não fiquemos suando debaixo da peça e impede a proliferação de fungos e bactérias que poderiam se multiplicar com ajuda de nosso suor. Além disso, é resistente ao cloro. Na prática, isso também ajuda o tecido a ser mais resistente ao próprio sol e também ao sal do mar, o que confere à peça maior durabilidade.
Vale ressaltar que o avanço das tecnologias digitais e suas aplicações na moda não somente atuam em sua produção, mas influenciam seu design e estética.
Um estudo divulgado pela World Global Style Network (WGSN) revelou que, nos próximos anos, tanto a moda praia quanto a moda fitness ganharão, cada vez mais, design e cores futuristas. É esperado, por exemplo, que materiais metálicos, cores vibrantes e saturadas estejam cada vez mais presentes no ateliê dos designers, nas ruas e na praia.
Deixe uma resposta