Dicas simples podem ampliar o espaço do seu lar e te fazer sentir mais à vontade em casa.
Apartamentos pequenos são uma tendência. Entre os diversos motivos que impulsionam esse movimento, é cada vez mais comum que pessoas solteiras morem sozinhas e prefiram imóveis menores. Outro fator que colabora com essa busca é o curto orçamento à disposição.
Seja por um motivo ou por outro, quem tem pouco espaço à disposição sempre busca por soluções para melhorar a arquitetura do lar e deixar o cantinho mais aconchegante. Muitos já entenderam, por exemplo, que uma poltrona pequena bem posicionada pode ser mais confortável que um grande sofá que ocupe toda a sala.
Espelhos
Provavelmente, esta é uma das dicas mais conhecidas para obter a sensação de amplitude: use espelhos! A popularidade da sugestão tem um motivo: ela dá certo mesmo. Apesar de não aumentar o espaço útil, o reflexo desses objetos traz uma sensação de continuidade que muda totalmente o ambiente.
Duas dicas importantes podem ajudar você a potencializar mais ainda esse efeito. Em primeiro lugar, prefira espelhos de paredes em vez daqueles de chão. Isso porque o suporte do último modelo também acaba ocupando espaço, enquanto o primeiro te ajuda a economizá-lo.
Em segundo lugar, coloque o espelho em frente a superfícies mais iluminadas, como paredes brancas, janelas grandes ou partes da casa com menos decoração.
Minimalismo
Em geral, os adeptos do minimalismo já preferem apartamentos pequenos. Isso acontece porque, além de ser uma tendência estética, a redução do consumo ao mínimo é um estilo de vida.
Contudo, aqueles que estão interessados somente em economizar espaço também podem se beneficiar disso, uma vez que o minimalismo deixa os ambientes bastante elegantes com poucos elementos. Nesse caso, a dica é pesquisar sobre o estilo e se inteirar sobre truques estéticos.
Ao contrário do que muitos pensam, um apartamento minimalista não deve proporcionar a sensação de vazio. Uma sugestão de ouro é investir em objetos que combinam estética e utilidade, ou seja, além de serem bonitos, todos os objetos da casa devem ter uma função. As chances são de que você diminua pela metade os seus pertences.
Cores claras
O investimento em cores claras nas paredes do apartamento está de mãos dadas com o espelho e a estética minimalista. A razão para essa escolha está nas propriedades físicas da luz. A iluminação branca ou amarela, natural ou artificial, é refletida em cores claras e absorvida pelas escuras — por isso sentimos mais calor com cores pretas.
Assim, pintar as paredes do seu apartamento de branco, creme e tons mais claros vai fazer com que os espaços fiquem mais iluminados. Consequentemente, tem-se a sensação de amplitude. Entretanto, alguns tons de cinza devem ser evitados, pois podem conferir um tom sombrio e depressivo ao ambiente, principalmente aqueles que mimetizam a luz de dias nublados.
Móveis multifuncionais
Se os objetos de decoração podem ser funcionais, os móveis podem elevar ainda mais essa característica, especialmente em apartamentos extremamente pequenos. Agora, quais móveis escolher depende de cada situação.
O clássico sofá-cama é um curinga, seja para quem mora sozinho em uma quitinete ou para quem tem um pouco mais de espaço, mas deseja transformar a sala em um quarto de hóspedes.
Os adeptos do home office também podem investir em mesas de escritório embutidas e retráteis, que fiquem instaladas somente durante as horas de trabalho.
Linhas horizontais e verticais
Se espelhos e cores claras utilizam as propriedades da ótica para proporcionar a sensação de amplitude em espaços reduzidos, o mesmo acontece quando focamos em linhas horizontais na decoração de nosso apartamento.
Linhas na horizontal, em quadros ou até em móveis, dão a sensação de que o comprimento da parede é maior. Já as verticais proporcionarão a impressão de que o pé direito do imóvel é mais alto.
Deixe uma resposta